sábado, 24 de fevereiro de 2007

Inútil-Útil: Atalhos na tecla Windows

Bem vindos de volta mais uma vez again(redundância multinacional é paia...). Estamos estreando mais uma (isso é força de expressão, na verdade essa é a primeira...) sessão do do seu, do meu, do nosso (mais um cliche de apresentador de programa de domingo, e eu me mato!!!) blog de todo dia!!! E este doravante deverá ser conhecido como INÚTIL-ÚTIL!!!.

E qual será seu tema, eu lhe pergunto? Como pro proprio nome deve lhe ter sugestionado, caro leitor, trata-se das minhas tentativas (e se Deus quiser, sucessos) de tornar (quase) todas as coisas à minha volta (ou não) em coisas úteis (até certo ponto, eu espero...).

E pra que começar com coisa mais inútil do que essa bendita tecla do Windows do seu teclado? Isso, essa mesmo! Essa entre o [CTRL] e [ALT] o ... Isso! Essa mesmo! Essa bem... É essa bem aí... Essa ai!

Bom, muita gente deve saber um ou dois dos pouquíssimos usos dessa tecla semi-útil (ou inútil, dá na mesma...), como por exemplo, ativar o Menu Iniciar. Um número menor ainda de gente deve saber os usos mais avançados dessa tecla, que em em combinação com outras teclas pode fazer coisas INCRÍVEIS, como por exemplo pular para a Área de Trabalho (Desktop) com [WIN] + [D], ou até mesmo abrir o Explorer, com [WIN]+[E] (é, eu sei...UAU!) e algumas outras que nao vou falar... Mas, felizmente para nós, incansáveis desbravadores das possibilidades da praticidade na vida humana, existe um programa que torna esta tecla mais util (BEEEM mais útil...).

Este programa se chama WinKey, e foi desenvolvido por uma empresa chamada Copernic. Infelizmente, o pessoal da Copernic nao distribui mais esse programa, embora ainda esteja disponível para download aqui.

Vou explicar de forma curta a utilidade desse programa: ele permite a você, caro leitor, atribuir atalhos no teclado aos programas ou pastas que você usa mais freqüentemente, podendo assim executá-los e acessá-los de maneira extremamente prática e rápida, bastando apenas o uso do atalho atribuído. É muito fácil. Tão fácil que vou me abster de explicar o funcionamento do programa, por que ele É realmente MUITO intuitivo.

Ao que parece, o programa é freeware, o que espero que deixe vocês de consciência leve (ou menos pesada), pois não será necessário nenhum tipo de "alternatividade" para se usufruir desse programinha utilíssimo !

Mas é serio gente, logo que se pega o costume, não se usa mais outro método. Hoje em dia, eu detestaria mexer numa maquina sem apertar [WIN]+[SHIFT]+[F] para iniciar o Firefox, ou [WIN]+[SHIFT]+[D] para abrir minha pasta de Downloads, e outras dezenas de atalhos indispensáveis... Experimente!

Bom, essa é minha dica por agora. Sinceramente espero que achem-na útil. Até!

2 comentários:

Pedro Renan disse...

primeiro parabéns pela iniciativa... eu tb penso em fazer um blog... me acho um sangue-suga de informação... mas nao vem ao caso...Quanto ao post... esse programinha soh deve ter um defeito, deixar agente mal acostumado...

eu disse...

Sabe se isso funfa no vista?

Nota para o pessoal, versão nova do ubuntu a vista, peguem ele e sejam felizes.

Ps.: O Ubuntu (desktop Gnome) tem essa funcionalidade já no próprio sistema. E o mais legal é que vc pode mudar aqueas teclas de música, abrir o explorer etc do seu teclado pra fazer o que vc quiser.

O Ubuntu Linux é legal!